quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Rogerio Aleluia - O artista dos Presepios


O meu amigo Aleluia teve direito a artigo no Setubalense de hoje por causa dos seus presépios de grande escala.
Todos os anos ele faz um presépio diferente que faria inveja a muitos centros comerciais e lojas xpto.

Transcrevo o artigo para facilitar a consulta.

Presépio de Natal caseiro
Apaixonado por presépios desde tenra idade, Rogério Aleluia, um Setubalense de 39 anos, constroi este simbolo natalicio, todos os anos, em dimensões bem maiores que as tradicionais, ocupando boa parte da sua sala de estar.
VERA GOMES (veracris@portugalmail.pt)

Cartão, esferovite, gesso e tecido são alguns dos materiais utilizados por Rogério Aleluia na construção do seu presépio de Natal, com dimensões fora do vulgar. "Só para ter uma ideia, aquilo tem um sofá por baixo", revela o setubalense de 39 anos de idade.
O artista revela que a sua casa de três assoalhadas, "não é muito grande", tendo para isso feito "uma estrutura em madeira" para rentabilizar o espaço e suportar a construção.
"Desde os meus cinco, seis anos, via o meu pai a fazer o presépio em casa, fui.me acostumando a ajudar e fui evoluindo", manifesta o setubalense, acrescentando que "todos os anos faço um diferente".
Normalmente inspirado num tema, Rogério Aleluia conta que, no ano passado fez um presépio "sobre o Farol de Alexandria, com os barquinhos na água e o farol". No entanto o deste ano "não tem um tema em especial, é só mesmo o Natal!", revela.
Infelizmente, devido á falta de espaço, todos os anos a estrutura "é toda partida", tarefa que cabe á esposa do artista porque "falta-me a coragem", indica.
A construção deste presépio teve inicio logo no dia 19 de Novembro sendo que Rogerio Aleluia, aproveita todos os tempos livres para elaborar o presépio. "Trabalho no departamento de publicidade de uma empresa e chego a casa sempre por volta das 19/20 horas, e fico até as 3 ou 4 da madrugada de volta do presépio", conta o artista. "Estou tão entretido que nem dou pelo tempo a passar!", conclui.
Com o objectivo de passar a tradição, o setubalense procura incentivar o filho de doze anos a ajudar. "Quero que ele tambem tome o gosto e depois dê continuidade ao meu trabalho, por isso ele vai pondo as figuras, as pedrinhas, e já ajuda", explica.
Quanto a uma futura exposição num local publico, onde mais pessoas possam apreciar a sua arte, Rogério Aleluia transmite que "era um sonho". O problema é que, "depois de feito não consigo desmonta-lo, fica em bloco". "Mas tenho pena", revela, "porque vejo que, por exemplo, os meus colegas estão sempre a perguntar se já está pronto e têm curiosidade de vêr".
in "O Setubalense" 23-12-2009 (pag. 6)


Ando a chatear o artista para facultar as fotos dos presépios anteriores para compor a "noticia" mas logo se vê.

Ou então o artista podia fazer um blogue dos presépios que tem feito. OUVISTE ARTISTA?????

Na proxima edição... cavalos marinhos!

P.S.: O artista para alem de Setubalense é Vitoriano o que faz com que seja (artista)²

Sem comentários:

Enviar um comentário