sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Avante camaradas... Avante!


Pois é rapaziada, a Festa está de volta para encerrar mais uma vez o verão.

Fruto do trabalho de muitas "obreiras" não especializadas e com magnificos slogans como "Se trabalhas no cavante, vai a festa do Avante", a festa da fraternidade de esquerda (mas aberta a todos, obviamente) que o PCP nos oferece está firme e hirta (como diria o Alexandrino) e veio para ficar.

Os festivais de verão são fixes e tal (tipo cena, yá, tas a ver?) mas esta festa não foi feita para ser "fixe". Esta festa é o sitio onde pretos brancos amarelos verdes vermelhos e todo o especto de cores visiveis (que diz cores diz religiões, ideologias, etc...) se sentam na mesma mesa e partilham.

Quem já foi ao Avante! sabe que é um local de criação (não de porcos) de amizades, de histórias até mesmo de amor. (Dai a T-shit com o slogan "Fui ao Avante! e a unica coisa que trouxe foram herpes genitais de uma filipina anã com tufos de pelo nos sovacos")
Há sempre coisas novas para ver e amigos para rever e tambem para relembrar (Lembram-se quando o Kalu dos Xutos meteu uma bandeira portuguesa a fazer de capa de super homem e subiu a estrutura do palco) e que durante 3 dias, aquela pessoa que tu não vias a anos e nunca ligaste muita importancia de repente se torna o teu melhor amigo e vão juntos para todo o lado. Para onde ele vai tu vais (acho que o termo correcto é "stalker").
Durante 3 dias milhares de pessoas que nunca se viram (ou viram mas isso não interessa agora) são camaradas e, como dizem os ensinamentos de Jah... "tá tudo na boa!"

Ah e tambem há a musica. Vários generos de vários paises fazem presença em vários palcos com vários nomes que várias pessoas vão ver.

Este ano, para alem do mitico comicio de domingo á tarde liderado pelo camarada Jeronimo vão passar algumas bandas de renome no palco principal nomeadamente os Ciganos d'Ouro (aiiiiiiiii), Clã, Vitorino, Blind Zero, etc...

Mas gostava de chamar a atenção para os pequenos palcos porque é ai que as vezes se descobre a verdadeira festa.

Por exemplo, no palco Arraial teremos a fenomenal "Banda de Gaitas de Santiago de Cardielos", no palco Solidariedade teremos "Ruca Fernandes" a cantar lindos fados, no Café Concerto de Lisboa vamos ter os épicos "Motel Albarquel", no Palco Setúbal "Tony da Costa e amigos", no Palco Novos valores "Estroina", no Espaço Alentejo vamos vibrar com "Grupo de Intervenção Musical Alencante de Vale de Vargo" e ainda no palco Santarém os espectaculares "Grupo Zé Pedro dos Xutos".

Mas a festa tambem tem os seus segredos ocultos. Ao final da noite a "Carvalhesa" desperta aquele desejo primordial de alimento e é nessa altura que os "comunas" calcorreiam o recinto da festa a saltar e em busca de criancinhas para comer ao pequeno almoço. (Por esse motivo a população de Portugal está a envelhecer, alias são os culpados de todo o mal que possa ter acontecido ou que possa vir a contecer no futuro, inclusive aquela unha encravada que tiveste naquele dia, lembras-te?).

Bom não me vou adiantar mais porque já oico a festa a chamar e o Kumekei vai estar lá a roer a perna de uma pobre criancinha logo pela manhã. (Ah não sabiam? Agora já sabem)

Sem comentários:

Enviar um comentário