segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Internacional da Paz



Dia 21 de Setembro "Dia Internacional da Paz"

Mas afinal o que é a paz e como a conseguimos?

A paz é um conceito muito vago e cheio de contradições sendo a maior delas a frase "Temos de lutar pela paz".
Ora se lutamos onde está a paz.

E que tipo de paz e que estamos a falar?

A paz de espirito? A paz entre os homens? Ou o som que faz uma bela nalgada na pessoa amada?

Só digo uma coisa sobre a paz. Ah e tal até é fixe tipo cena tas a ver mas o que tá a dar e mesmo o PAZ PAZ PAZ. (Como o bombeiro que é o soldado da PAZ, e vem completo com uma mangueira e tudo. Se virem um bombeiro a correr na vossa direcção de intrumento em punho esperem pelo momento da PAZ)


O John Lennon e a Yoko (yucko) diziam "All we are saying. Is give peace a chance" e ve lá o que aconteceu ao rapaz. Nem toda a gente pode ser o Ghandi e nem toda a gente se cansa de bater.
Querem paz? Comecem com voces, com a vossa casa, com o vosso bairro, com a vossa cidade. Uma pessoa não faz diferença mas se formos 2 já se nota. Se formos 20 ainda mais. Estão a ver onde quero chegar. Pensar "Ah e tal não vou mudar nada" é mentira. Podem mudar pouco mas alguma coisa é. (Esta foi profunda não foi?)




Como isto está muito pequenino e já os habituei a ter muitas letras para olhar olhem para essas que estão ai em baixo. (Já sei que não vão ler nada mas olhem para os bonecos).


Hoje faz tambem anos H.G. Wells. (ou faria se não fosse adubo)

O famoso escritor que, ao lado de Julio Verne, foi o "pai da ficção cientifica" (com dois pais a ficção cientifica cresceu numa casa gay, ou será que o Julinho fazia de mãe?).

Wells era um acérrimo socialista (não confundir com o socialismo portugues porque esse tem um pequena escoliose á direita) e pacifista (o que até calha bem porque hoje tambem é o dia internacional da paz) o que levou a que aparecesse num ranking alto na listagem com o "crime" de socialismo (já naquela altura os comunas comiam criancinhas).
Tanto no seu trabalho como escritor como no ensino a sua mensagem foi-se tornando cada vez mais politica trazendo cada vez mais problemas mas, em contrapartida, arranjando mais "afairs" com jovens facilmente impressionaveis pelos ideais revolucionários e por, cito, "O velho é famoso por isso deve ter papel". (Motivação que evoluiu para os dias de hoje na versão "O cota é famoso por isso deve estar cheio de guito", pronto não mudou muito mas isto é uma motivação que existe desde a altura dos fenicios mas a frase nessa altura era "Harei mahve mo uner maspe" que quer dizer "O idoso é famoso por isso deve estar carregado de joias").


A sua obra é vasta e vários dos seus livros resultaram em filmes (uns melhores que os outros) sendo a sua obra prima a "Guerra dos Mundos" que conta os eventos de uma invasão extraterreste se uns seres com umas naves gigantes chamadas "tripods" (eu conheco um gajo do Botswana que tambem parece um tripé, não sei é se é extraterreste) e que é uma metafora á selecção natural e á evolução. (O ser mais capaz é o que sobrevive. Se querem saber mais procurem Darwin no Google).
Em 1938, Orson Wells (outro granda maluco), numa transmissão radiofónica, simulou a invasão extraterrestre de "Guerra dos Mundos" e deixou a America numa histeria em massa visto que muita gente (americanos, estavam á espera do que?) acreditou tratar-se de uma invasão real. (E, anos mais tarde o panico voltou novamente com a interpretação de Tom Cruise a lutar com os aliens. Que medo).


Mas nem só de invasões extraterrestres escreveu o senhor. Tambem escreveu outros grandes sucessos da ficção cientifica como a Ilha do Dr. Moreau onde um cientista genético cruzava genes humanos com genes de animais sendo que a versão mais famosa deste conto é o episódio dos Simpsons em que os habitantes de Springfield são transformados em bicharada. (Não falo da versão em que Marlon Brando é o Dr. porque essa passa do reino da ficção cientifica para o terror. Nem foi preciso maquilhagem)


E o clássico "A Maquina do Tempo" em que Wells retrata como a humanidade vai, em nome da paz, segregar os que não interessam ficando apenas com os melhores destruindo a terra no processo (isto é muito mais profundo mas não me apetece agora. Isto hoje era sobre o dia da paz e estou farto de escrever sobre o Wells).

Ah e tambem escreveu o homem invisivel. Sobre este não há muito a dizer. É um homem, é invisivel, e é a analise do dilema moral de poder fazer tudo sem ser visto. (Agora é que acabei).

1 comentário:

  1. que rock??

    quer dizer, eu acho que aguento com o rock, quem esteve a ouvir blasted + pearl jam + the used só para ouvir os LINKIN PARK aguenta tudo!!

    :D

    ResponderEliminar