segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Musica Portuguesa Sub-12


A musica popular portuguesa está sempre em evolução e como, de pequenino se torce o pepino, é logo em tenra idade que se definem os estilos musicais dos diversos artistas.

Vamos analisar 3 piquenos (como diria a Manuela Ferreira Leite) artistas, os seus estilos musicais e o adulto que actualmente usa o mesmo estilo (tipo versão futurista alternativa).

Primeiro vamos olhar para o pequenito Saul (que já tem um bigode maior que o meu mas foi famoso quando era piqueno e nessa altura ainda não tinha bigode) e o seu "Bacalhau quer alho".



Já n'aquela altura o rapaz gostava de culinária assim como o seu Sensei e inspirador Quim Barreiros (que esse sim tem um belo bigode apenas ao alcance de alguns virtuosos capilares) com a musica "Quero cheirar teu bacalhau". (Também eu queria. Com batatinhas... ui!)



Reparem no uso do lendário bacalhau em ambas as musicas. Será do peixe que estão a falar?
Com certeza que sim. Que mais seria?

E do estilo brejeiro com trocadilhos e meias palavras já falámos. (É como diz o outro, a língua portuguesa é muito traiçoeira).

Agora vamos ao fado.

O piqueno Miguel Guerreiro, esse enorme fadista Setubalense (enorme é como quem diz porque o miúdo é do tamanho de um Playmobil) que na tenra idade da idade que ele tem e eu não sei e estou com preguiça de procurar, consegue encher feiras e festivais de gado e enchidos por todo o Portugal (isso e porque fica giro ao colo do Goucha)que arrepiou Portugal com a musica "Lisboa Menina e Moça"



(Que belo trinado)

E o seu congénere Manuel João Vieira na sua persona Lelo Perdido (que é igual ao Miguel mas com mais 100 kilos em cima do lombo) que canta desgarradas nas noites da Madragoa como por exemplo o grande hit "Fado sem pés nem cabeça"



E depois da musica brejeira e do emocional fado eis que nos chega o pináculo do sentimento musical com a musica "O filho do recluso" de Júlio Miguel e Leninha que conta o triste evento da prisão de um pai que por acaso até é o pai deles mas que podia até nem ser, mas neste caso até é, o que nos leva a pensar como seria se o nosso pai fosse preso ou até mesmo se não fosse o nosso pai, ou que não fosse preso. (Hum?)



A tristeza e rainha nesta bela composição cantada com o sentimento de duas crianças cujo pai está realmente preso. (E repeso, e repeso)

E o vislumbre futuro de Júlio Miguel será algo na linha de Graciano Saga e o seu mais emocional sucesso "Porque choras criancinha"



(Notem que a progressão das notas de ambas as musicas é semelhante e tudo)

Graciano é um artista de proporções épicas com muitas e muitas cantigas que puxam à lágrima e não existem palavras para descrever tal génio. Portanto não digo mais nada.

E pronto já chega por hoje.
Se virem esses 6 vídeos até ao fim então é porque ainda estão piores do que eu pensava.

O futuro da musica portuguesa está assegurado pelo que podemos dormir descansados. (Mas não muito)

Sem comentários:

Enviar um comentário