terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jogging aka "Correr á parva"



Jogging é o nome que se dá a actividade fisica de correr (ou trotar, mas como sou um porco e não um cavalo, corro) num ritmo pouco exagerado cujo objectivo é aumentar a condição fisica com menos desgate para o corpo do que a corrida normal (no caso de terem um maluco atras de voces com um pau desgasta menos o corpo correr rápido do que fazer jogging, é que uma paulada nas costas doi).

E porque é que estou a falar em jogging? Eu que sempre disse que não coadunava com correr sem motivo aparente?

O que aconteceu foi que tive um encontro imediato com uma balança (utensilio que evitava a mais de um ano) e a maldita retoquiu que, e cito "as balanças digitais Finer não foram feitas para pesar gado, por favor tire o animal de cima de mim". O que me deixou intrigado porque da ultima vez a balança só tinha dito para "pesar só uma pessoa de cada vez". Abandonei as novas tecnologias e fui ao centro de camionagem mais proximo para ser pesado.
E não é que o Kumekei está com uns redondinhos 110 kilos.
Estive a fazer aquelas contas do indice de massa corporal (sim porque eu sei fazer contas) e o mesmo é de 29. Ou seja, estou gordo que nem um texugo. Devia ter um indice de 23 ou seja devia ter mais 25 centimetros de altura para este peso ser o ideal. (Eu não estou gordo, estou é baixo para o peso que tenho)


Jogo de casa: Quem gosta de matemática podem perder uns minutos a saber a minha altura. O premio é a bola de berlim da imagem ao lado. (O quê não é uma bola de berlim? Parece mesmo)

Ainda pensei ir para um ginásio pela 4ª vez mas comecei a pesar (e ele a dar-lhe com o pesar, foi isso que começou esta trapalhada toda) os prós e os contras.

Prós
  • Tem máquinas, halteres e passadeiras
  • Tem gajas boas com as mamas aos saltos a correr
  • Não apanho frio nem chuva
  • Posso-me sentar na bicicleta e fingir que pedalo enquanto vejo os programas da National Geographic que passam na TV do ginásio.
  • Coiso
Contras
  • Vou desistir ao fim de 3 meses como das outras vezes
  • Tenho de pagar e isto está mau de finanças
  • Tenho de tomar banho no balneário senão parece mal
  • Esqueço-me que estou lá para perder peso e começo a fazer o treino de aumento da massa muscular que, depois de parar dá nestes redondinhos quilinhos que possuo actualmente.
  • Coiso
Por isso a decisão foi mesmo começar com o pouco dispendioso e muito entediante jogging.
Comprei uns tenizinhos XPTO para aguentar a pancada e lá fui eu correr que nem um desalmado.
Enquanto corria (e suava como um cavalo de corrida) lembrei-me da ultima vez que tinha visto alguem a fazer jogging.
Foi no filme "Destruir depois de ler" dos irmãos Cohen em que o personagem do George Clooney (não me lembro do nome do personagem mas tambem não interessa) cada vez que dava uma facada no matrimónio virava-se para as cumplices e dizia "Ainda tenho tempo para uma corridinha" e fazia 4 milhas de jogging.
Depressa esse pensamento se transofrmou num filme de terror B rated. Não só não tenho o look nem o know how do George Clooney para esse tipo de situações (ninguem me toca nem com uma vara de 3 metros) como tenho a certeza que, após a facada no matrimónio levava eu uma literal facada da patrõa. (Dois estrangeirismos num bocadinho, estou muito in. Mais um).
A sequela do filme é lembrar-me que o José Socrates tambem faz jogging e essa imagem dá-me um arrepio na espinha que até os pintelhos do cú fazem uma roda e dançam o Kalinka. (Que quer dizer junipero ou seja zimbro. Procurem na wikipedia para mais informações sobre a famosa dança russa).


Como habitualmente, sempre que começo com uma coisa nova fico entusiasmado e a minha singular condição de pensar depressa demais começa a dar-me ideias (umas boas outras nem tanto, o verdadeiro conceito de idiota) e pensei que, talvez um sonho antigo possa desta vez ser realizado. (sim porque já tentei com montes de outras coisas e nada feito) Criar os "Linces Sadinos Desportivo" (vejam o logo ao lado, está meio farrusco mas depois meto um como deve de ser). Fazer assim uma especie de ajuntamento de joggers para, a pouco e pouco ir juntando as pessoas para irem correr juntas para diversos sitios. (Sempre é melhor que correr sozinho, quando me der na telha vou fazer o blog dos LSD, provavelmente mais um a ser abandonado antes de ter começado)
A outra parte da ideia (e esta estou convicto que consiga) é participar numa mini maratona (tenho várias em mente mas aquela que se faz no Seixal no dia do Avante... todos os anos vejo-os a preparar e penso "se os velhos carquejos conseguem, eu tambem", faz definitivamente parte dos planos).

Bom o primeiro objectivo é perder alguns quilos, largar alguma gosma e melhorar um pouco a forma. (Isto de trabalhar sentado, chegar a casa sentar-me, levantar-me para me ir deitar, e no outro dia espremer e repetir não me está a dar aquele corpo de supermodelo que eu pensava que ia dar).

Resumidameste, se sentirem a terra a tremer e virem um matacão com tenis laranja a passar por voces à velocidade de um lince com as patas da frente partidas e a suar profusamente, muito provavelmente sou eu e o meu jogging.

P.S.: Doi-me o corpo todo. A culpa é do meu padrinho Aleluia que me convence a estas coisas. Mas esperem pelo Natal. Nem a roupa me vai servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário