quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"O anjo mais estúpido" - Christopher Moore



Vi este livro na pilha de livros que não estão na moda quando entrei no Jumbo e o titulo chamou por mim como um apelo divino. Vi que o preço de venda ao publico da capa era de 7,50€ mas a etiqueta marcava 6,75€ (só a redução de 75 cêntimos era apelativa mas o facto de haver alguém, neste caso um anjo, "mais estúpido" tocou-me no sentido que também eu sou o mais estúpido em variados círculos).
Quando estava na caixa resolvi ler a contracapa e estava lá o comentário do nosso Nuno Markl (ou Marco ou Marques ou Mark ou Marta ou Cintia ou Isabela ou Aurora ou Maria Amélia) que dizia "O cântico de Natal de Dickens está tão batido que precisamos de algo novo para nos aquecer os pés na quadra festiva. Nada como uma encantadora fábula de anjos, Pais Natais e zumbis fãs do IKEA para sentirmos o espírito natalício cair sobre nós. Em peso." e isso selou o negócio.

Deixei o livro em cima da estante a marinar durante uma semana até resolver pegar nele. Pensei lê-lo só na altura do Natal (para estar mais dentro do espirito da história) mas como já disse anteriormente o Natal é quando um homem quiser e o livro parecia olhar para mim com aquele ar de "então, não me lês?" de cada vez que passava por ele.

Até que um dia pensei "Não gozas mais comigo seu desgraçado". Peguei no dito e li-o.

A história passa-se em Pine Cove, uma pequena cidade na Califórnia a duas horas de Los Angeles. Uma cidade disfuncional, com habitantes disfuncionais e histórias disfuncionais.

Desde o Pai Natal morto, a esquizofrénicas com espadas, a zombies que sabem segredos e adoram o IKEA, a romances tórridos com morcegos á mistura, a um thriller policial absurdo, a um anjo com uma missão milagrosa (que vai correr mal, muito mal) entre muitas outras coisas que não vou dizer porque senão estrago, (comprem o livro e leiam. Forretas) este livro tem de quase tudo. Principalmente um humor negro sagaz talvez inalcançavel pela comum mente "normal".


Quando acabei fiquei com aquele quentinho natalício mas principalmente curioso acerca do autor Christopher Moore. (Podem ver o seu site oficial aqui) e fiquei com o bichinho de ler mais algumas obras com títulos sugestivos como "O Cordeiro, o evangelho de Biff, amigo de infância de Cristo" (Tradução do titulo á letra. Não faço a mínima qual o titulo 
correcto da tradução portuguesa) que me soa a um relato próximo e pessoal da infância do Senhor. (talvez o livro que falta á Biblia)


Obrigado por terem visitado o canto da leitura do Kumekei e não se esqueçam "O Anjo mais estúpido" tem o meu selo de aprovação. (Que é tanto ou mais importante que as listas da revista Times, do jornal O Crime ou do Semanário Taurino A Farpa)

Esta foi a estreia do selo de aprovação. Fiquem atentos porque vai começar a aparecer em tudo o que é livros, blogs, detergentes para a loiça, atacadores, canas de pesca, produtos de contrafacção e sandes de torresmo.

1 comentário:

  1. É mesmo muito bom. E lido na época de Natal, como eu fiz? Surpreendeu-me.

    ResponderEliminar